BAUHAUS E DE STIJL
PESSOAS

Considerada uma das escolas de maior influência artística do mundo, a Bauhaus foi criada por Walter Groupius em 1919, a escola surgiu após a fusão entre a Escola de Artes Aplicadas de Weimar e a Escola de Belas Artes.
Groupius visava unir arte e artesanato em uma mesma escola, para quebrar paradigmas, a ideia era ensinar ao aluno, como projetar e criar com as próprias mãos e assim, transformar a Casa da Construção em uma Instituição carro chefe do modernismo.
Fundada na cidade de Weimar, na Alemanha, a Bauhaus foi formada oficialmente, através de um manifesto que mostrava seu programa artístico.
Cursos como o desenho após nu, estudos de materiais e desenho analítico,compunham a grade de ensino.
Grande mestres passaram por lá e deixaram um legado importante para a arte, o design e arquitetura, entre eles: Kandinsky, Paul Klee e Doesburg.
A escola mudou-se para Dessau em 1925, após sofrer perseguições por parte dos nazistas, que consideravam a arquitetura como arte degenerada. Adolf Hitler conseguiu fechar a instituição em 1933.
Seus professores partiram para outros países com o objetivo de levar um pouco da Bauhaus em seus ensinamentos.
Foram inúmeras tentativas de reerguer a escola.
Em 1994 a antiga instituição em Dessau tornou-se o Museu Bauhaus, com centro de pesquisas e workshops.
E em 1996 a primeira escola localizada em Weimar, oficializou-se como Bauhaus-Universität Weimar e até hoje oferece cursos na área da arquitetura, engenharia, artes e design.